sábado, 5 de fevereiro de 2011

De A a Z: Maria Montessori: uma vida Dedicada às Crianças

Este filme me deixou com água na boca, com vontade de mais..sabe.  Pioneira e audaciosa Maria Montessori teve uma vida marcada pelas contradições sociais.
Eu tenho conhecimento do trabalho de Montessori porque fui professora em Escolas particulares e conheci alguns colegas profissionais que tinham experiências com o método criado por ela. Muito simples por sinal, mas que também requer uma posição diferente da que o professor tem em sala de aula, e para quem dá aula sabe do que falo. Falo da mudança do que é para o que deve ser.  Falo sobre uma posição de autoridade, imputada sobre as crianças, e não sobre uma autoridade conquistada; falo sobre a carência de um adulto que deseja muito falar (o professor), mas que não sabe escutar os demais (no caso, seus alunos). Maria Montessori propõe que o professor ocupe uma posição de Educador, que é aquele que proporciona a satisfação das necessidades de cada etapa do desenvolvimento do ser humano propondo a eles mesmos  que façam o que precisa ser feito para cada questão colocada, e não aquele que diz “façam isso”, “façam aquilo”. O Educador escuta mais e fala menos, e porque sabe escutar é reconhecido, naturalmente, como a autoridade da classe. Porém, isso requer tempo, porque cada um tem o seu, porém, tempo é o que nos falta, não é mesmo?! Educar, segundo Montessori vai além de instruir. Enfim, o filme mostra a trajetória de uma mulher que fez história, primeiro em um mundo machista, depois em um mundo de pedantes, e hoje, no mundo todo.
O filme e o que eu escrevi é só um recorte, como toda biografia, e por ser ainda mais recorte por se tratar de filme e de um blog, e não de um livro, deixa com muita vontade de mais…

Nenhum comentário:

Postar um comentário