domingo, 9 de janeiro de 2011

“De A a Z”: A Festa Nunca Termina

image

título original: (24 Hour Party People)
lançamento: 2002 (Inglaterra)
direção:Michael Winterbottom
atores:Steve Coogan, Shirley Henderson, Paddy Considine, Sean Harris.
duração: 115 min
gênero: Comédia

Vocês já viram este filme? Se não, vale a pena pelo processo histórico musical que ele retrata de forma suave, melancólica e até engraçada. A história se passa em Manchester a partir da década de 70 e tem como narrador o personagem principal que é o jornalista Tony Wilson (encenado por Steve Coogan).

Manchester, 1976 e Tony Wilson (Steve Coogan) está no show dos Sex Pistols. Totalmente inspirado por esse momento-chave da história da música, ele e seus amigos montam um selo chamado Factory que tem como primeira e grande banda o Joy Division (que viria a ser o New Order), com o James e os Happy Mondays. Todo o movimento criado por Tony Wilson, de forma totalmente anarquista, culmina  no nascimento de um dos dance clubs mais famosos do mundo, o Hacienda, meca de clubbers e adeptos do psicodelismo. Descrevendo a herança musical de Manchester desde a década de 1970 até o início dos anos 90, o filme ilustra a vibração que fez de Manchester o lugar onde todos gostariam de estar, naqueles momentos, rs…

O que tem de curioso? Poucos e raros são os filmes que retratam o Punk Rock, ou mesmo as bandas alternativas destas épocas de forma tão inocente e jovial. A vitalidade, a sensação de imortalidade e o desejo desta, tudo isso retratado, e com uma trilha sonora  empolgante.

Logo no início do filme há uma fala a respeito de Ícaro, personagem da mitologia grega.

clip_image002[1]

Na mitologia grega, Ícaro, filho de Dédalo e de uma escrava de Minos, chamada Neucrata, foge do labirinto onde Minos o havia aprisionado. Querendo fugir do Minotauro, seu pai lhe fez asas de penas e cera. 
Antes de levantar vôo, o pai recomendou-lhe que mantivesse em altitude média, nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera), nem muito baixo (perto do mar, cuja umidade tornaria as asas pesadas). Entretanto, no entusiasmo de poder voar, o jovem esqueceu os conselhos do pai e elevou-se tanto nos ares que perdeu as asas, precipitando-se no mar.

Será que dá pra entender o que o que ele quer dizer com isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário