terça-feira, 25 de janeiro de 2011

De A a Z: YES

 

image Dirigido por Sally Potter

Site Oficial: http://www.yesthemovie.co.uk

Independentemente da intenção do cineasta, que era a de mostrar o tipo de mensagem que deve ser transmitida diante de uma atmosfera de ódio e de terror, o filme vai além. Desde o início.

A princípio temos uma “secretária do lar” conversando diretamente com o expectador, falando sobre seu trabalho e sobre como as pessoas costumam considera la “menos” ou “burra” - acontecimento comum neste tipo de carreira-. O mais interessante é o modo como ela fala de assuntos tão triviais como sugeira … O que consideramos sugeira? E ela pode ser limpa?Vejam o que pensa esta secretária do lar…

Não obstante, o filme mostra uma relação “aberta”que embora individualmente seja de sucesso, em par, naquilo que os confere o nome de casal, a relação está há muito falida -também muito comum e muito omitido socialmente já que casamento desfeito é sinônimo de derrota –. Ela é encontrada, em meio a deveneios, por um garçom libanês que lhe faz elogios e galanteios. Sozinha e carente ela cede aos seus encantos e eles se tornam amantes. Ela, uma cientista respeitada, nascida na Irlanda e criada nos EUA,  ele um médico exilado vivendo como garçom e cozinheiro. Os dois vivem a destruição de seus sonhos, os dois vivem o desrespeito por suas origens…os dois precisam dizer SIM para si mesmos, diante dos muitos NÃOs.

image

Além de  cenas muito sexy e atraentes, o cineasta propõe a exposição dos pensamentos de cada personagem, que fica explícito para o expectador.  E muitos personagens tem voz neste longa lindo e que chama para a reflexão do dia a dia, das diferenças e riquezas advindas destas.

Vale assisitir…

Nenhum comentário:

Postar um comentário